Oooooooooi galerinha! Tudo belezinha? O post de hoje é um pouco diferente e com um assunto um tanto quanto polêmico. A indústria da moda e o consumo gerado por ela. Como estamos cada vez mais extasiados por tamanhas propagandas e produtos nos mais diversos segmentos, o consumo acaba se tornando maior, o problema é que esse consumo pode fazer com que a pessoa compre além da conta. No post de hoje falarei um pouco sobre a indústria e como ela vem agindo. Esse texto fez parte de um trabalho da faculdade. Bora conferir? ♥
Sendo
responsável por 41% do consumo de bens, a indústria do vestuário é a que mais
faz com que as pessoas consumam. Sendo assim, de tamanha importância e
significado para a população, fazendo com que muitas coisas girem ao seu redor,
como a escolha de tendências de cores, silhuetas e formas, bem como o status
individual que a pessoa exerce na sociedade.
A moda, desde seus primórdios, se caracteriza por sua
efemeridade, e seu querer ‘’ distinguir’’ as pessoas. O vestuário obedecia a
uma hierarquia, onde era delimitado os trajes que cada um poderia usar, e que
nunca poderia ser alterado. Com o surgimento da Alta Costura, e coleções sendo
lançadas sazonalmente, os estilistas e designers começaram a ditar o que iria
ser vestido pelas pessoas. Começou a surgir cada vez mais marcas e empresas que
prestam serviços semelhantes, porém com um diferencial: o nome.
Se na Alta Costura, as roupas eram, e ainda são,
consumidas pela elite da sociedade, o famoso prêt-à-porter (método de produzir
roupas em grande quantidade, sem perder as qualidades das peças) começou a ser
consumido pelas demais pessoas. E logo surgiu o fast fashion, o chamado ‘’ modinha’’, onde as roupas são também
produzidas em grande escala, mas que não precisam de um planejamento, pois é
produzido o que está sendo mais consumido e desejado no momento.
As marcas começaram a desempenhar um importante papel,
pois apesar das roupas serem semelhantes, é preciso diferenciação nos detalhes,
detalhes como a qualidade da peça e a divulgação da marca. Quanto mais bem
elaborada a campanha de divulgação do produto, mais ele é desejado. E é nesse
desejo de consumir, de ter o produto que as marcas trabalham. Elas procuram
despertar no consumidor o desejo de ter aquele produto, mesmo que este
consumidor não o precise, ou mesmo já tenha algo semelhante. As marcas propõem
novas maneiras de induzir o consumidor a compra, mostrando os benefícios que
aquele produto pode desempenhar.
Propagandas essas,
que muitas vezes não passam de meras propagandas, pois o produto não é tão eficaz e necessário quanto o divulgado. E a cada vez, as marcas propõem outro
produto, dizendo ser melhor que o anterior, e como sempre, o consumidor sempre
acredita.
As imagens deste post foram retiradas da rede social Tumblr. :)
Beeeeeeijos! ♥
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