Como lidar com o coronavírus e a ansiedade?

6.5.20


Estamos vivendo momentos intensos, onde a tensão e ansiedade parecem tomar conta e é necessário manter a cabeça no lugar para não pirar. Principalmente com o número cada vez mais crescente de casos confirmados e mortes.

Muitos ainda estão na quarentena. Outros trabalhando seguindo os decretos municipais e governamentais. Outros ainda de volta mais uma vez para a quarentena, devido aos números estarem ficando sem controle.

Se desligar um pouco das informações é fundamental. Por isso separei hoje algumas dicas para ajudar nesse momento.

Separe o que você pode controlar do que não pode - Tenha em mente que você não pode controlar todas as coisas, nem mesmo as que estão ao seu redor. Nem todos pensam igual e por mais que você queira, você é uma pessoa só, não pode pegar a dor dos outros para si. Então saiba filtrar. Saiba fazer sua parte, tomar todos os cuidados necessários, para assim ajudar também os outros.



Faça atividades relaxantes - Já falamos por aqui de atividades que você pode fazer, mas iremos reforçar. Faça uma playlist com suas músicas favoritas, separe os filmes que tanto queria ver, coloque suas séries favoritas em dia, inicie aquela rotina de skincare, organize seu guarda-roupa, faça novas receitas... Use esse tempo para fazer coisas que te façam ficar com a mente ocupada, coisas prazerosas e que te deixem mais feliz.

Evite o bombardeio de informações - Tente não ficar vidrado nos noticiários. Sabemos que é inevitável não ouvir nem ver nada sobre o assunto, mas tente fazer outras atividades e deixar a televisão de lado.

Aprenda técnicas de meditação e respiração - A ansiedade e nervosismo provocam sensações horríveis. Assim que começar a se sentir assim, tire uma pausa do que está fazendo, faça exercícios de respiração e meditação. Indico muito o Zen App, um aplicativo gratuito com várias dicas de exercícios para você fazer e aprender a aliviar a mente.



Mantenha uma rotina - Mesmo em casa, mantenha uma rotina. Tire o pijama. Vista uma roupa., se arrume. Trace metas diárias. Não deixe com que a preguiça tome conta. Quanto mais preguiçosos ficamos e mais tempo na cama, mais nossa mente fica lenta e mais propensa a pensar em coisas negativas.

Compartilhe seus sentimentos com as pessoas - Não guarde tudo para si. Aprenda a compartilhar. A colocar pra fora o que te aflige. A falar das suas angústias, por mais bobas que possam parecer. Saiba que sempre terá alguém disposto a lhe ouvir, te aconselhar e te dar um abraço (mesmo de longe).


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