5 passos para trabalhar como Social Media

3.2.21

Você sabia que o gerente de mídias sociais é uma das profissões que mais tendem a crescer neste ano de 2021? E logo após vem o atendente de E-commerce (segundo dados da CATHO). Ou seja, a internet, e principalmente as mídias sociais, estão cada dia ganhando mais espaço na vida das pessoas e tornando-se essenciais para qualquer negócio. 

Por conta disso, muitos profissionais da área de marketing digital estão surgindo no mercado. O que muita gente não percebe, é que para trabalhar nesse ramo não basta apenas ter acesso a internet. E especialmente pra ti, que quer trabalhar como social media, vim dar algumas dicas! 


Antes de tudo, pra quem não sabe, eu tenho uma empresa de marketing digital. Neste ano, comemoro dois anos de empresa. São 12 clientes fixos por mês, os quais faço gerenciamento de redes sociais. Mas não só isso. Já fiz mais de 150 projetos, incluindo identidade social, edição de vídeos, fotos, campanhas, posts e muito mais. Para quem quiser conferir mais só acessar o insta: @up_mktemidias

Bom, agora vamos ao que interessa! 


1. Organização

A organização é o pilar de tudo. Não somente de quem trabalha com mídias sociais, mas pra quem tem uma empresa em geral. Você precisa traçar suas metas, definir primeiramente a sua identidade visual, estipular horários de atendimento, agenda de atividades, e sempre, sempre mesmo, cumprir os prazos. As redes sociais são redes de rápido acesso, onde a informação circula muito rapidamente. Estar sempre atualizado é de suma importância, e para isso a organização para atender os pedidos, manter-se atualizado e ter um tempo para você mesmo é fundamental. 



2. Planejamento

Quanto tempo você precisa para elaborar um post? Para criar uma identidade visual? Para programar posts nas redes sociais? Você precisa, antes de pegar qualquer serviço, se planjear, para dar ao seu cliente um prazo que você irá cumprir, sem atropelar tarefas, sem entregar um trabalho ''meia boca'' e, o mais importante, sem enlouquecer. 



3. Estudar métricas

Para trabalhar com as redes sociais é extremamente importante que você entenda as métricas, estude os algoritmos e esteja sempre atualizado com as últimas informações de cada rede social. Elas estão sempre inovando e mudando e é muito importante você saber acompanhar isso, para entregar resultados. Trabalhar como social media é mais que fazer um post e publicar com algumas hashtags. É saber o que de fato funciona. Seu cliente quer resultados de verdade e você precisa identificar quem é seu público-alvo e qual a melhor forma de atingi-lo. 


4. Comunicação

Saber se comunicar nas redes sociais é o que irá atrair clientes. Vejo inúmeros casos de ortografia completamente errada. E isso é imprenscidível para quem trabalha com marketing digital. Você tem que saber escrever corretamente. Faça cursos. Se aprimore. Não adianta fazer um post bonito, se ele estiver com a escrita errada. E isso faz com que muitas pessoas deixem de comprar. 


5. Criatividade

A criatividade é o último passo e também algo de extrema importância. Você precisa sempre estar buscando inspiração, estudando o conteúdo de cada empresa, fazendo o planejamento de conteúdo que melhor irá surtir efeito com o público-alvo daquele lugar. E não se assuste. O bloqueio criativo às vezes aparece sim. Mas saiba procurar em lugares diversos. Sites, aplicativos, jornais, revistas, livros... A inspiração está em todos os lugares. Basta você olhar com mais calma. 


E lembre-se: busque sempre ampliar seu conhecimento. Se o dinheiro está curto, existem diversos cursos gratuitos e totalmente on-line. Workshops, grupos no whatsapp, telegram... Não fique parado esperando as coisas acontecerem. Faça acontecer! 

Até o próximo post! ♥ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar.
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor.

Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com

DIÁRIO DE UM UNIVERSO PARALELO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL