07 Lições de La Casa de Papel Aplicadas no Empreendedorismo

8.9.21

Que La Casa de Papel é uma das séries mais queridinhas da Netflix não restam dúvidas. A adrenalina e suspense na série envolve a todos e despertam interesse e curiosidade. Mas você já parou para refletir nas lições da série e mais ainda, aplicar na vida real? Mais precisamente na área do empreendedorismo? Listamos 07 aprendizados de La Casa de Papel para você aplicar hoje mesmo na sua empresa. Confira!  

Planejamento é a base de tudo

Sem planejamento nada dá certo. E aqui não estamos falando em simplesmente planejar seu dia. Em La Casa de Papel, o Professor leva anos para planejar o grande assalto. Estuda cada detalhe. E na área do empreendedorismo deve ser assim. Não adianta você decidir que quer abrir uma loja de roupas, criar uma conta no Instagram e simplesmente começar a postar. A chance de dar errado é grande. É preciso planejamento. Qual será seu público-alvo? Como se comunicar com ele? Qual rede social é a que mais atingirá ele? Quais produtos de fato ele se identifica? Como será o modo de vendas? De pagamento? Qual a logistica de entrega? Há muitos pontos a serem analisados. Confira todos antes para se ter o sucesso almejado. 


Tenha suas metas e objetivos bem claros

Ao abrir um negócio é necessário ter suas metas e objetivos bem claros. Em La Casa de Papel em diversos momentos vemos os personagens se perguntando o que estão fazendo lá. E logo se lembram do que os motivos a tal ideia. Da sua meta principal. E isso faz com que mantenham o foco. Por isso a importância de estabelecer suas metas e objetivos de modo claro. Sempre que você pensar em desistir, lembre-se do que te levou a começar. 


Tudo na vida requer esforço e dedicação


Nada vem fácil na vida. Requer esforço e didicação diária. Na série vemos os personagens em constante treinamento antes do assalto, para que sejam preparados para todas as situações, por mais dificeis e impensáveis que no primeiro momento possam parecer. Você deve ser assim com seu negócio. Buscar sempre estudar, se aprimorar, para entregar o melhor trabalho/produto possível. Não será fácil, mas no final tudo compensa. 


Você sempre vai ter escolhas difíceis pela frente


Em diversos momentos da série vemos os personagens em meio a situações difícies, tais como deixar seus sentimentos falar mais alto ou agir com a razão. Morrer com seu companheiro de equipe ou ajudar os outros. E assim é nos negócios. Você vai se ver em situações bem complicadas, como ter que demitir um funcionário, não dar aquele aumento solicitado, ter que adiar suas férias para trabalhar mais. Mas lembra do item anteriror? Nem sempre as coisas serão fáceis, mas nunca esqueça do que te levou a começar. 


Conheça seus concorrentes


O Professor conhece bem seus concorrentes, estudou por dias e anos a fio cada detalhe da vida pessoal e profissional, sabe seus pontos fracos. E é assim que devemos fazer. Estudar nossa concorrência. Ver o que dá certo e errado. Buscar sempre estar um passo na frente. Mas nunca deixar de lado nossos príncipios. 


Tenha sempre um plano B


Por mais que se tenha planejamento para o plano principal dar certo, sempre vai ter imprevistos no caminho. E você tem que estar preparado para eles. Ficou sem internet, sem luz, o pneu furou, perdeu o arquivo, o que fazer? Tenha sempre uma outra solução, pois ficar enlouquecido não vai te ajudar, pelo contrário, só aumentará a frustração. 


Trabalho em equipe


Sabemos que trabalhar em equipe não é fácil. São pessoas diferentes, com pensamentos diferentes, porém a equipe sempre deverá ter um objetivo em comum e é isso que a faz manter unida. Saiba definir o objetivo geral a ser atingido e definir as metas de cada membro da equipe, trabalhando para que cada habilidade seja utilizada e benéfica para o resultado final. Uma equipe unida e com um propósito definido é capaz de tudo. 


Já tinha visto La Casa de Papel por essa perspectiva? 



Um comentário:

  1. Adorei os aprendizados. La casa de papel também traz muitos ensinamentos. Isso é ótimo!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar.
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor.

Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com

DIÁRIO DE UM UNIVERSO PARALELO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL